Vogais para colorir

Anúncios

Quem é professor (a) sabe da importância de incluir vogais para colorir nas atividades das crianças. Isso porque desenhos de vogais para colorir representam uma boa forma de fixar o conteúdo aprendido em sala de aula. 

Mas, afinal, como aproveitar desenhos de vogais para colorir no intuito de ajudar crianças no processo de alfabetização? Vamos te dar algumas dicas! 

Como aproveitar desenhos de vogais para colorir? 

A criança faz parte de uma sociedade, portanto, é importante saber que as vogais são o primeiro contato da criança com o processo de leitura e também de escrita. 

Anúncios

Em fase de pré-alfabetização, as crianças começam a ficar bastante curiosas em entenderem o mundo que as cerca. Assim, uma boa forma de incluir os desenhos de vogais para colorir é aproveitá-los em nomes das próprias crianças. 

Ou seja, escolha nomes que tenham as vogais nos desenhos e coloque os desenhos na lousa. Então, escreva os nomes e leia os nomes, com as crianças. Será interessante observar que as crianças entenderão como as vogais fazem parte dos nomes dos amigos. 

Lembre-se que o reconhecimento visual das vogais é importante, assim como o reconhecimento sonoro também. Por isso, insista na leitura de cada nome e de cada vogal. 

Outra maneira bastante inteligente de incluir os desenhos de vogais para colorir em sala de aula é utilizando desenhos de animais ou palavras que comecem com as respectivas vogais. 

Abelha, por exemplo, deve ser desenhada ou colocada uma figura de uma abelha com a vogal A. Então, solicite a criança que diga o que é aquela figura, induzindo a curiosidade. Certamente, várias crianças responderão simultaneamente que se trata de uma abelha. 

VEJA TAMBÉM:  Bolo de Aniversário para colorir

Dessa forma, ficará fácil associar a palavra abelha com sua primeira letra, a vogal A. Faça o mesmo com elefante e a vogal E. Igreja, ioiô e ilha, com a vogal I. Ovo e onça, com a vogal O. E uva, com a vogal U. Esses são exemplos fáceis de serem usados na sala de aula. 

Então, após a fixação do conteúdo, distribua os desenhos e peça para as crianças colorirem. Aproveite e exercite os primeiros passos da caligrafia, solicitando que as crianças escrevam as vogais em letra bastão, a princípio. 

Outros exercícios com vogais para colorir 

Ainda sobre a fixação das vogais, outros exercícios são utilizar os desenhos de vogais para colorir como apoio e partir para formação de palavras. 

Você pode escrever palavras na lousa, faltando somente a vogal em questão. Então, estimule a participação das crianças, na escolha de qual vogal é a certa, para cada palavra. 

Portanto, com esses simples exercícios, você conseguirá aproveitar ao máximo os benefícios de utilizar desenhos de vogais para colorir em sala de aula, com seus alunos.

As crianças que estão aprendendo as vogais precisam de estímulos para fixarem o aprendizado. Uma ideia é oferecer desenhos das vogais para colorir. Estas atividades lúdicas vão ajudar as crianças a relembrarem as vogais e o som delas. Aproveite esta seleção de desenhos com vogais para pintar

Clique nas imagens para imprimir e pintar.

Você pode gostar também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo

Aguarde …

0