Mãe cansada, meu filho não me deixa descansar – existe uma saída?


Ser mãe é uma dádiva mas mãe cansada é um desafio. E toda mãe sabe o quanto de dedicação isso requer. No dia a dia, seja como empreendedora, pesquisadora, dona de casa. É preciso conciliar tudo isso com a rotina de criar seu filho da melhor maneira, sem deixar a energia cair, pois um ambiente emocionalmente saudável depende, e muito, de como a mãe se comporta no dia a dia.

Um fato é: independente do que você faça, sempre acumulará o serviço de dona de casa, que é uma das atividades mais cansativas, com um grau de responsabilidade enorme, pois a cobrança também é grande. E quando isso vem acompanhado por filhos, principalmente pequenos, então tudo se complica mais ainda. É aí que você torna-se uma mãe cansada pelo acúmulo de tarefas

Filhos pequenos requerem atenção por tempo indeterminado, ou seja, não podemos desgrudar os olhos deles para que nada de mal possa ocorrer.


Com isso, nós mães vamos sentindo um cansaço acima do normal e se não recebermos ajuda de pessoas próximas, o grau de estresse e irritabilidade tende a aumentar. Para diminuir esse cansaço, podemos contar com pessoas próximas e tomar algumas atitudes a fim de reduzir um pouco nosso peso diário.

Deixe claro para todos quais são suas prioridades

Conhecer suas necessidades pode ser o começo para poder receber ajuda. Sabendo do que precisa e quando precisa, você perceberá exatamente o momento de recorrer à ajuda de alguém próximo. Nenhuma mulher deve arcar com todos os trabalhos sozinha, podendo pedir ajuda do companheiro e demais familiares e amigos sempre que necessário.

Ao fazer isso, você poderá ter um tempo para descansar ou mesmo para fazer algo por você, o que também é um ponto positivo na educação do seu filho, pois terá uma mãe mais relaxada e feliz.

Soluções para uma mãe cansada

Estando em casa, na companhia de mais pessoas, procure compartilhar um pouco o trabalho de olhar as crianças. Com isso, você também acaba encontrando um tempinho para descansar. Na maioria das vezes, a mãe vive disso: pequenos momentos de descanso ao longo do dia, sem um período satisfatório ou mesmo contínuo. Portanto, aproveite sempre que uma brechinha surgir.


Transmitir suas necessidades para outras pessoas é o próximo passo após identificá-las. Pedir de forma correta irá colaborar para receber aquilo de que necessita, evitando transtornos com outras pessoas que em muitos momentos até querem ajudar, mas não sabem como proceder.

Ser criativa é necessário

Mãe cansada - ser criativa é necessário

Se você se vê como uma mãe cansada devido a tantas tarefas e seu filho não deixa que seja reservado um tempo para si mesma, você precisa usar sua imaginação e propor atividades que prendam sua atenção, que o estimulem a ficar um pouco perto de você, para que encontre um tempinho para encostar ou sentar pelo menos. Você pode utilizar jogos e outros mecanismos para fazê-lo ficar quietinho um pouco. Aproveite novamente, pois esses momentos são curtos.

Novamente, você pode envolver outras pessoas nessas atividades, pois toda criança gosta de brincar com mais de uma pessoa. Procure envolver toda sua família, promovendo com isso um momento de diversão familiar ao mesmo tempo em que compartilha o cuidado dos pequenos.

O diálogo com seu filho é uma saída

Você deve sempre lançar mão da mais eficiente das técnicas: o diálogo.

Chame seu filho e explique a ele, converse olhando em seus olhos, transmitindo confiança, e diga que você está cansada, que quer uns minutos de descanso para poder novamente brincar com ele.


Conversando da maneira correta, as chances de sucesso são bem grandes e, estabelecendo essa confiança, nem será preciso muito esforço a cada vez que você precisar dialogar com ele, independente do tema da discussão.

As crianças gostam de fazer parte de tudo que está acontecendo. Envolver os pequenos em alguns assuntos transmite segurança e eles percebem que a opinião deles é importante, estreitando os laços, tornando tudo mais fácil. Umas doses de psicologia com as crianças são extremamente necessárias para tentar compreender seus pensamentos, vontades. Em determinadas idades, é indicado estar bem próximo a eles.

E se nada disso funcionar?

Soluções para uma mãe cansada

Agora, se nada disso funcionar, podemos pensar em alguns planos de emergência. Se você está sentindo um cansaço que está chegando a prejudicar seu desempenho em outras atividades, chegou a hora de procurar ajuda externa. Verifique possibilidades como uma creche, escola ou contratar uma babá, mesmo que seja por um período reduzido no início.

Isso será essencial para sua recuperação, pois, ao dividir um tempo maior com alguém especializado, além de você contar com um tempo maior para descansar, você ainda pode fazer outras atividades. Outro ponto positivo é o fato de a criança ir se acostumando com a ausência aos poucos, principalmente nos casos em que você vá voltar para sua rotina normal de trabalho.

Aproveite o tempo de que você dispõe

Ser mãe é certeza de pouco tempo à sua própria disposição. E uma mãe cansada representa um problema para toda a família porque somos parte essencial da vida no lar. Você não tem tempo para se alimentar direito, dormir direito, cuidar da beleza e, muitas vezes, nem um banho decente consegue tomar? Agora aproveite e faça tudo da maneira que tem vontade. Afinal de contas, você merece.

Encontre outras atividades de seu interesse para complementar seus momentos de descanso. Pode ser assistir a filmes, estudar algo de que goste ou qualquer coisa que relaxe sua mente e seu corpo um pouco. E sem culpa! Pois logo todas as suas tarefas virão ao seu encontro e você retornará muito mais feliz para toda aquela loucura gostosa que é ser mãe.

Ser feliz é a melhor pedida

Procure estar próxima de todos que ajudam a criar seus filhos, peça com jeitinho, aceite ajuda da maneira que ela vier, mesmo se não fizerem as coisas exatamente como você gosta. Contar com pessoas que nos amam de verdade é poder contar com aquela ajuda divina quando você tornou-se uma mãe cansada e com tanto sono e seu filhote está com a corda toda.

Como você se sente quando descansa? Conte pra gente!

Tem alguma história de como conseguiu conciliar a vida de mãe e mulher? Compartilhe conosco!

Coloque suas opiniões nos comentários. Vamos trocar informações de como viver melhor nossa maternidade.

E até breve!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.