Massinha de modelar caseira

Anúncios

A massinha de modelar caseira é uma opção econômica, fácil de fazer e muito divertida. Com ela conseguimos explorar as habilidades manuais e incentivar as crianças a “fabricar o seu próprio brinquedo”. Neste post você vai conferir várias receitas e dicas de massinha de modelar caseira fácil e rápida.

Vamos te mostrar 5 receitas diferentes com variações de ingredientes e uma surpresa incrível, uma massinha de modelar caseira comestível.

Ao longo do post vamos te apresentar também as vantagens da massinha de modelar e algumas ideias divertidas para você desenvolver com as crianças. Continue com a gente, escolha a sua receita predileta e vamos juntos fazer uma massinha de modelar caseira!

Anúncios

Quais as vantagens da massinha de modelar caseira?

  • Auxilia na concentração e criatividade das crianças.
  • A massinha de modelar desenvolve a coordenação motora fina dos pequenos.
  • Ela alivia a tensão, ansiedade e estresse, promovendo um relaxamento.
  • É vista como um meio prático de incentivar as crianças a se expressarem melhor.
  • É um incentivo para o aprendizado de cores e formas.
  • Pode ser feita em casa com ingredientes fáceis de encontrar.
  • Existe a opção comestível que oferece muitas vantagens e possibilidades de brincadeiras livres, principalmente para os bebês.
  • Incentiva o desenvolvimento de habilidades básicas como: amassar, enrolar, fazer bolinhas, formar figuras, diferenciar tamanhos, esticar, entre outros.
  • É uma ótima opção para passar um tempo de qualidade com as crianças fazendo trabalhos manuais livres, criativos e lúdicos.
  • Com a massinha de modelar caseira, as crianças conseguem misturar e formar novas cores, ampliando assim a percepção delas como um todo.
Massinha de modelar caseira: dicas e receitas
Foto por NoRoman

5 receitas simples e fáceis de massinha de modelar caseira

Confira agora 5 receitas fáceis de massinha de modelar caseira. Selecionamos receitas de massinhas bem variadas, pois assim você consegue selecionar a sua predileta para reproduzir de acordo com os ingredientes que você já tem na sua casa. Confira como fazer massinha de modelar caseira:

VEJA TAMBÉM:  Como fazer passe bem caseiro
Massinha de modelar caseira: dicas e receitas
Foto por Poly Merclay Jewelry

Massinha de modelar caseira comestível

Ingredientes

4 xícaras (chá) de farinha de trigo

1 xícara (chá) de sal

1 e ½ xícara (chá) de água

2 colheres (sopa) de óleo

1 colher (sopa) de vinagre

Corante de alimentos líquido (cores desejadas)

Passo a passo

Em uma vasilha coloque todos os ingredientes, exceto o corante. Mexa bem até o líquido misturar bem com os ingredientes secos. Deixe a massa fica bem homogênea. Separe uma bolinha de massa. Faça uma abertura central e pingue algumas gotas de corante. Vá misturando bem o corante à massa até a cor ficar homogênea. Sua massinha de modelar caseira comestível está pronta!

Massinha de modelar caseira: dicas e receitas

Massinha de modelar caseira com cola branca

Ingredientes

1 xícara de chá de amido de milho

1 xícara de chá de cola branca

1 colher de sopa de suco de limão

1 colher de sopa de óleo de bebê

Modo de fazer

Em um recipiente próprio para micro-ondas, despeje todos os ingredientes, misturando bem até que fique uma mistura homogênea. Coloque no micro-ondas por cerca de trinta segundos. Após isso retire e volte a mexer. Coloque no microondas mais uma vez e deixe por mais trinta segundos.

Retire, mexa novamente e torne a levar no micro-ondas  por mais trinta segundos. Feito isto tire a mistura do recipiente e coloque em cima da pia com amido de milho espalhado nela. Amasse com cuidado até obter uma massa lisinha.

Coloque a massinha num saco plástico e deixe que descanse na geladeira durante a noite. Depois você pode dividir a massinha em várias e colocar algum corante para acrescentar cor à elas.

Massinha de modelar caseira: dicas e receitas

Massinha de modelar caseira com gelatina

Ingredientes

01 xícara de farinha de trigo

02 colheres de chá fermento em pó

02 colheres de chá de óleo

01 xícara de água quente

VEJA TAMBÉM:  Atividades de recorte e colagem para educação infantil para imprimir

1 pacotinho de 85g de gelatina

02 colheres de chá de sal

Modo de fazer

Em uma panela você deve colocar todos os ingredientes e misturar bem. Caso precise, você pode usar uma batedeira (dessas de mão) para ajudar a deixar a massinha mais homogênea e lisinha.

Deixe o fogo médio e mexa bem para que a massa não grudar na panela, você deve mexer até a mistura chegar no ponto, você não conseguirá mexer mais. Então é hora de retirar do fogão.

Unte uma superfície lisa e limpa com farinha de trigo, coloque a massa sobre ela e deixe que esfrie. Depois você deve amassar bem, colocando farinha de trigo quando necessário, aos poucos, até que ela não grude mais nos dedos. Feito isto, a massinha estará pronta para ser usada.

Massinha de modelar caseira: dicas e receitas

Clique aqui e veja também: Brinquedos reciclados com garrafa pet

Massinha de modelar caseira com suco

Ingredientes

4 xícaras de farinha de trigo

1 xícara e meia de água

1 xícara de sal

1 colher (sopa) de óleo

1 pacote de suco de pozinho na cor de sua preferência

Modo de fazer

Coloque os ingredientes secos em um recipiente e misture bem. Vá colocando água e óleo aos poucos até dar a textura da massinha. Ela ficará com a cor do suco.

Massinha de modelar caseira: dicas e receitas

Massinha de modelar caseira com 2 ingredientes

Ingredientes

Amido de milho

Condicionador de cabelo

Modo de fazer

Em um recipiente você deve colocar o amido de milho, a quantidade dependerá de quanta massinha que você quer fazer. Acrescente o condicionador aos pouquinhos, mexendo sempre que os dois ingredientes se misturem bem.

Conforme você for mexendo a mistura se transformará em uma massinha gostosa e macia para brincar.

 

Vídeo com o passo a passo da massinha de modelar caseira

Vamos para a parte prática? Nesse vídeo você vai conferir um passo a passo simples e rápido de uma massinha de modelar caseira macia e cheirosa. Separe os seus ingredientes e vamos juntas colocar a mão na massa!

VEJA TAMBÉM:  Como ser afiliado da Shein

Brincadeiras com massinha de modelar caseira

  • Reproduzir objetos e animais é uma das brincadeiras mais comuns que pode ser feita com a massinha de modelar caseira. Para deixar tudo ainda mais interessante, deixe um objeto em destaque e peça para as crianças reproduzirem segundo o seu ponto de cada uma delas.
  • Como é o meu amiguinho? Essa atividade é muito fácil e divertida. Separe as crianças em duplas e peça para elas desenharem os seus amiguinhos utilizando as massinhas. Incentive-as a caprichar nos detalhes como: cor dos olhos, cabelos, roupas e sapatos.
  • Fazendo fosseis! Essa atividade vai aguçar a imaginação e a criatividade das crianças. Para coloca-la em prática você vai precisar de um bichinho de plástico e a massinha de modelar caseira.
  • Explorar texturas e formas com o auxílio de carimbos e cortadores de biscoitos é uma ótima brincadeira.
  • Construções divertidas: com canudos ou palitos de sorvete, incentive as crianças a construir lindos prédios, casas e arranha-céus. Para isso, elas precisarão apenas conectar os palitos ou canudos com a massinha e pronto, diversão garantida!
  • Monte um delicioso restaurante junto com as crianças e brinque de servir pratos feitos com a massinha de modelar caseira. Caso você opte pela nossa receita de massinha comestível, todos poderão degustar os pratos.
Massinha de modelar caseira: dicas e receitas
Foto por The Spruce Crafts

Massinha de modelar caseira: diversão garantida do começo ao fim

A massinha de modelar caseira é uma das opções de brincadeiras mais divertidas que existem. Com ela conseguimos colocar a mão na massa (literalmente) de uma maneira divertida, criativa e repleta de ensinamentos.

Com certeza essa atividade está marcada na memória de muitos adultos como um meio de aprender se divertindo. O que você achou dessas dicas de massinhas? Comente aqui!

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo

Aguarde …

0