Dicas de cronograma capilar

Anúncios

O cronograma capilar reúne uma série de cuidados que se voltam aos fios. Como o nome já dá a entender, ele depende de uma sequência de atos previamente organizados!

A soma deles, então, trabalha em favor do fortalecimento dos cabelos. Para isso, baseia-se na reconstrução, hidratação e nutrição dos fios.

Mas como colocar essa ideia em prática e conquistar fios ainda mais bonitos? Se esta é sua dúvida, não se preocupe; abaixo você encontra dicas especiais para usar o cronograma!

Anúncios

Confira dicas para um cronograma capilar que vai transformar suas madeixas

O cronograma se baseia em três cuidados. Enquanto a reconstrução busca fortalecer seus fios, a hidratação repõe a água e, a nutrição, os óleos essenciais às madeixas.

Os três cuidados são essenciais aos cabelos. Contudo, a combinação deles depende da situação das madeixas de cada pessoa. Abaixo, então, aprenda como fazer o seu cronograma!

1 – Identifique a necessidade dos seus fios

Provavelmente você já fez algum tratamento nas madeixas, mas não percebeu mudanças nele, certo? Isso indica que você não tomou os cuidados que eles realmente precisavam.

Para começar, então, você precisa saber identificar a necessidade que seus cabelos apresentam. Afinal, cada situação requer cuidados próprios e em ordem específica.

Mas como saber do que seu cabelo precisa? Para isso existe um teste bastante simples que mede a porosidade dos seus fios e as necessidades dele. É o teste de porosidade. Para fazê-lo, pegue um fio do seu cabelo e o coloque dentro de um copo cheio de água.

Caso ele flutue, você precisa de hidratação. Se ele ficar em meio-termo, nem na superfície e nem no fundo do copo, precisa de nutrição. Por fim, caso afunde completamente, de reconstrução.

2 – Escolha os produtos do seu cronograma capilar

O segundo passo para cuidar dos seus fios com base no cronograma é escolher os produtos para os seus cabelos.

VEJA TAMBÉM:  Corte de cabelo para rosto redondo e gordo

Para isso, dê preferência para marcas de qualidade. Também, leve em consideração o seu tipo de cabelo. Isto é, se é oleoso, seco ou misto. Ou, então, liso ou cacheado.

Desse modo, torna-se possível oferecer à madeixa tudo o que ela precisa e, assim, ajudá-la a se recuperar e ficar linda sempre!

3 – Tenha uma agenda para o mês

Sua agenda de cronograma capilar dependerá da necessidade dos seus fios, de acordo com o primeiro item das nossas dicas.

Fios que precisam de hidratação

Neste caso, siga o seguinte cronograma:

  • 1ª semana: Hidratação – Nutrição – Hidratação;
  • 2ª semana: Nutrição – Hidratação – Reconstrução;
  • 3ª semana: Hidratação – Nutrição – Hidratação;
  • 4ª semana: Nutrição – Hidratação – Reconstrução.

Nutrição

Para nutrir seus fios, siga este cronograma capilar:

  • 1ª semana: Nutrição – Reconstrução – Hidratação;
  • 2ª semana: Hidratação – Nutrição – Hidratação;
  • 3ª semana: Nutrição – Hidratação – Nutrição;
  • 4ª semana: Hidratação – Nutrição – Hidratação.

Reconstrução

Por fim, no caso da necessidade de reconstrução, siga este cronograma:

  • 1ª semana: Reconstrução – Hidratação – Nutrição;
  • 2ª semana: Hidratação – Nutrição – Hidratação;
  • 3ª semana: Reconstrução – Hidratação – Nutrição;
  • 4ª semana: Hidratação – Reconstrução – Hidratação.

4 – Deixe de lado a chapinha e o secador

Para que o seu cronograma capilar apresente os melhores resultados possíveis, deixe de lado, durante a realização dele, o uso de produtos como chapinha, secador e babyliss.

Afinal, eles tendem a prejudicar os seus fios. As cutículas abrem e expõe a estrutura dos cabelos, de modo que podem retardar ou neutralizar os resultados dos produtos do cronograma.

Igualmente, deixe de lado outros tratamentos que envolvam o uso de tinturas no cabelo ou descolorantes.

VEJA TAMBÉM:  Penteados para cabelo curto dia a dia

5 – Não use shampoo antirresíduos ou hidratantes

Outro cuidado para que o seu cronograma capilar realmente seja positivo e deixe seus cabelos fortes, bonitos e brilhantes, refere-se ao uso de shampoo.

Durante o tratamento, não faça o uso de shampoos antirresíduos ou hidratantes. O primeiro tende a eliminar, pela limpeza profunda, os produtos do tratamento.

Por outro lado, os hidratantes também podem pesar os fios, de modo que eles não sejam capazes de absorver os produtos do tratamento.

Por isso, nestes casos busque utilizar o shampoo neutro, como é o caso do micelar. Ele é o parceiro perfeito para os cabelos que estão passando pelo cronograma capilar.

Assim, conquiste os cabelos que você sempre quis! Veja-os ficar mais fortes, brilhantes e bonitos com cuidados simples e que podem ser feitos diretamente da sua casa.

Resumo rápido sobre Cronograma Capilar

  1. O que é um cronograma capilar? Antes de tudo, um cronograma capilar é um plano de cuidados com os cabelos que envolve uma rotina regular de hidratação, nutrição e reconstrução para manter a saúde dos fios.
  2. Por que um cronograma capilar é importante? Um cronograma capilar é importante porque ajuda a manter a saúde dos cabelos, prevenindo danos e problemas capilares, como queda de cabelo, ressecamento, quebra, entre outros.
  3. Quais são as etapas de um cronograma capilar? As etapas de um cronograma capilar são hidratação, nutrição e reconstrução. Cada etapa tem um objetivo específico e é feita com produtos diferentes.
  4. Qual é a frequência recomendada para cada etapa do cronograma capilar? A frequência recomendada para cada etapa do cronograma capilar varia de acordo com o tipo de cabelo. Em geral, a hidratação é feita uma vez por semana, a nutrição a cada 15 dias e a reconstrução a cada 30 dias.
  5. Como escolher os produtos certos para cada etapa do cronograma capilar? Para escolher os produtos certos para cada etapa do cronograma capilar, é importante conhecer as necessidades do seu cabelo e escolher produtos específicos para cada etapa. Além disso, consultar um profissional também pode ajudar na escolha dos produtos certos.
VEJA TAMBÉM:  Receita para crescer a unha

Perguntas mais Frequentes

O que é pré-shampoo e por que é importante?

Pré-shampoo é um tratamento capilar feito antes da lavagem dos cabelos com o objetivo de proteger os fios e evitar danos causados pelo shampoo. É importante para manter a hidratação dos cabelos e prevenir o ressecamento.

Qual é a importância do uso de máscaras capilares?

As máscaras capilares são importantes para hidratar, nutrir e reconstruir os cabelos, proporcionando um tratamento mais profundo. O uso regular de máscaras capilares ajuda a manter a saúde dos cabelos.

Quais são os benefícios do uso de óleos capilares?

Os óleos capilares são benéficos para hidratar, nutrir e fortalecer os cabelos, além de ajudar a prevenir a queda de cabelo. Ainda mais, cada tipo de óleo tem benefícios específicos para os cabelos.

Como cuidar dos cabelos após procedimentos químicos, como coloração e alisamento?

Após procedimentos químicos, é importante fazer um cronograma capilar adequado para recuperar a saúde dos cabelos. Além disso, é importante evitar o uso de fontes de calor, como secador e chapinha, e proteger os cabelos com produtos específicos.

Quais são os principais erros a serem evitados em um cronograma capilar?

Os principais erros a serem evitados em um cronograma capilar são: não respeitar a frequência recomendada para cada etapa, usar produtos inadequados para o seu tipo de cabelo e não proteger os cabelos contra fontes de calor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo

Aguarde …

0