Checklist: o que não pode faltar em uma festa infantil?

Aniversário de criança é uma delícia. Sempre muito animada e divertida, festa infantil é sinônimo de alegria. As crianças ficam muito ansiosas por este dia e os pais querem que tudo corra bem para agradar seus pequenos e os convidados.

Seja uma festa simples ou um superaniversário, o mais importante é ouvir os pimpolhos, saber do que gostam e fazer com que sintam que tudo está sendo pensado para eles.

Festa Infantil
Fonte: http://kidspartycatering.blogspot.com.br/2013/06/celebrate-your-kids-birthday-in-unique.html

Organizar uma festinha é uma tarefa que exige cuidado e dedicação. Muitos pais passam muito tempo pensando no grande dia, tentando organizar cada item e às vezes, em meio a tantos detalhes, acabam esquecendo coisas fundamentais que farão diferença ao longo da festa.

Mas, para não correr o risco de passar por apuros no meio da festa, aqui vai um checklist básico do que não pode faltar em uma festa de criança inesquecível.

Pense no local

Seja em um salão ou em casa, pense se o local da festa está adequado à idade das crianças, ao número de convidados e ao tipo de festa infantil que você planeja.

O ideal é que tenha lugar para todos os convidados se sentarem e espaço para as crianças se movimentarem à vontade, sem que ninguém fique apertado. Podem ser ambientes separados para adultos e uma área de lazer para as crianças, mas é necessário que haja espaço para o trânsito de todos e das pessoas que servirão os convidados também.

Fonte: https://www.sassymamasg.com/kids-party-planning-2016/

Verifique se o local escolhido possui infraestrutura adequada: há mesas e cadeiras suficientes? O número de banheiros é adequado? Tem local coberto em caso de chuva? Preveja tudo isso e providencie o que for necessário.

Tema da festa

Escolher um tema para festa de criança hoje em dia não é tarefa fácil. Existem tantas opções que é fácil se perder.

Aqui vale muito a vontade do aniversariante. A criança sempre tem um tema favorito ou pode opinar sobre o que mais gosta. Tendo sua opinião ouvida, ela vai se sentir valorizada e gostar ainda mais da festa.

Decoração criativa

Escolhido o tema, é hora de pensar na decoração da festa infantil. Ela é importante para deixar a festa mais bonita e dar um clima de fantasia. Nem precisa ser algo muito caro, aqui o vale é a criatividade, alinhada com o tema.

Balões são quase obrigatórios na decoração. Podem ser usados com qualquer tema e as crianças amam. Um painel bacana e uma mesa principal bem bonita e criativa são o principal.

Fonte: Pinterest

O legal é fazer o tema da festa em todos os elementos, desde o bolo até os convites e as lembrancinhas. Forminhas decoradas e enfeites nos doces e salgados, centros de mesas, guardanapos, copos… Tudo pode ser personalizado.

Escolhendo a roupa

A roupa do aniversariante é bastante importante para que ele possa curtir a festa em todos os momentos. O ideal é que seja escolhida uma roupa bem linda para receber os convidados e cantar os parabéns e outra roupa bonita, mas muito confortável, para brincar com os amigos e se divertir muito.

Uma opção muito divertida é vesti-lo de acordo com o tema da festa. Fantasias e vestidos infantil para festa de princesa são uma excelente opção para meninas, por exemplo. Com certeza a aniversariante vai ficar linda e muito feliz.

Montando o cardápio

Para definir o que servir na festa infantil, é preciso pensar no número de convidados e na idade das crianças presentes.

Bolo e brigadeiro são itens obrigatórios. O ideal é manter a simplicidade e apostar nos clássicos. Você pode arriscar alguns doces e salgados mais elaborados, mas não esqueça que o dono da festa é a criança. Sempre tenha opções que agradem aos pequenos e que sejam fáceis de comer, como coxinha, minipizza, pão de queijo e quibe.

Uma ideia legal para diferenciar o cardápio é apostar em novas versões de comidinhas que todo mundo adora. Que tal um brigadeiro de colher ao invés do clássico redondinho, por exemplo? Outra sacada interessante é adaptar o cardápio ao clima. Que tal um chocolate quente no frio? Ou picolés ou sorvetinhos no verão?

Não se esqueça dos utensílios a serem usados. Copos, talheres, pratos, guardanapos devem ser providenciados na quantidade correta. Uma boa opção é investir nos descartáveis para poupar tempo.

Aqui vale pensar também em como servir os convidados. Se não há este tipo de serviço no local ou se você vai precisar de ajuda, é bom contratar garçons para servir todo mundo.

Animação e brincadeiras

Festa de criança tem que ser divertida e de que maneira as crianças vão se divertir faz parte da organização. Você pode pensar em jogos e organizar brincadeiras em grupo, como caça ao tesouro, por exemplo.

Festa Infantil
Fonte: https://www.sassymamasg.com/kids-party-planning-2016/

Contratar um animador para coordenar as brincadeiras é bem bacana, pois estes profissionais têm experiência e sabem o que fazer para entreter as crianças e deixar a festa bem animada. Para quem vai fazer em casa ou em salões sem playground, alugar brinquedos como piscina de bolinhas e cama elástica também é uma boa ideia.

Detalhes finais

Considere contratar um fotógrafo, mas se não for possível, delegue responsabilidade a um amigo ou parente para que a festa não passe sem registro.

Botão Voltar ao topo

Aguarde …

0