Teste de gravidez positivo – E agora?


Uma perspectiva masculina

Quando os homens descobrem que estão grávidos as reações podem variar. Vejamos os 3 reflexos mais comuns diante da novidade:

1- Quando a gravidez não é totalmente indesejada, os sentimentos dividem-se entre alegria e pontadas de angústia sobre o que lhes espera;


2- Se o casamento é estável ou se já haviam intenções ou tentativas prévias de engravidar, a notícia é motivo de euforia. Há uma sensação de que agora a vida faz algum sentido. Ele vai ser pai, provou sua fertilidade, repassou seus genes e já pode dizer que têm uma família;

3- Há aqueles que entram em pânico. Um frio na barriga, um turbilhão de dúvidas. É o medo de não conseguir mais tomar cerveja com os amigos em paz, um sentimento de ‘não cuido da minha vida direito, como vou educar uma criança?’, ou ainda algo mais comum como ‘vivo parcelando as despesas, como vou sustentar um filho?’.

Claro que estou falando de homens não completamente destituídos de sentimentos, não estou falando dos que simplesmente dão o fora.

Os futuros papais são submetidos ao choque das alterações de humor da mulher, aos fatídicos enjôos, aos famosos desejos. Até tentam aceitar tantas transformações, pisam em ovos para não magoar a companheira, mas, lá no fundo, não conseguem entender como alguém pode estar gargalhando em um minuto e se debulhando em lágrimas no seguinte (aliás, nem ela entende, muitas vezes).


Uma mulher enjoada (entre outras coisinhas mais) é uma prova e tanto para o amor de um homem. Ela fica mal-humorada, quase não fala, não quer se movimentar.

E o sono? Onde estão as noites movimentadas? Os acampamentos, etc, etc. Cadê a mulher que eu conhecia?

Alguns casais relevam tudo como um sacrifício em nome do bebê, algo como ‘faz parte do pacote’. Outros – mais experientes, provavelmente – adotam saídas alternativas: evitam muito contato nos dias críticos.

Lembrando: ela não sente isto por opção!

É melhor não fazer perguntas do tipo ‘Por que você está sentindo (ou fazendo, ou dizendo) isso?’


Informação acalma: é importante entender como se dão as alterações hormonais na grávida e o que elas provocam.

A mulher grávida está em uma transformação diária. Aumento de peso, mudança hormonal, variações de humor e mais uma série de alterações vão acontecendo ao longo dos nove meses.

Sem perceber, muitos homens deixam de participar mais ativamente de todas as transformações que acontecem não só com a mulher, mas dentro da casa. A mulher tende a estar mais sensível e passa a sentir a necessidade de apoio e atenção ainda maior do companheiro.

Por mais inacreditável que isso possa parecer, isto não vai durar para sempre!

Não perca as dicas de sobrevivência à gravidez e ao pós parto.

Escrito por: Marisa Jasper – especialista em saúde infantil.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.