Como fazer um envelope para carta com papel

Aprenda no post de hoje como fazer um envelope para carta com papel de um jeito bem simples e descomplicado.


Aprenda no post de hoje como fazer um envelope para carta com papel de um jeito simples e descomplicado.

No passado, os envelopes eram utilizados com bem mais frequência do que hoje em dia, atualmente com o uso cada vez maior da internet, o envelope acabou ficando um pouco de lado, não é mesmo? Mas ainda assim ele é muito útil para diversos fins. Os envelopes de papel podem ser comprados prontos em papelarias, mas saiba que você também pode fazer manualmente os seus envelopes para cartas. É uma arte fazer os envelopes, já que eles são uma espécie de origami (arte da dobradura).

Às vezes pode acontecer o caso de você precisar de um envelope, não ter um em casa e não poder sair no momento para comprar um envelope novo. Nessas horas o único jeito é você fazer um envelope em casa, você mesma. E você pode acreditar que não é difícil fazer não! Saber fazer um envelope para carta com papel pode te ajudar em alguma hora de pressa. Sem contar fazer os envelopes para cartas pode ser um passatempo bem legal.


Como fazer um envelope para carta com papel
Foto por Magna Papers

No post de hoje nós da equipe do blog Ana Giovanna vamos mostrar para você algumas maneiras bem fáceis para você confeccionar um envelope de papel. Até mesmo quem não tem muita habilidade com as dobraduras vai conseguir fazer um envelope para carta seguindo esse passo a passo, inclusive as crianças! Então acompanhe todo o post e veja como é simples fazer um envelope para carta com papel.

Animada para aprender a fazer seus próprios envelopes para cartas? Então  já vai limpando a sua mesa, separando todos os papéis e a cola e vamos aprender como fazer já!

Passo a passo como fazer um envelope para carta com papel

Como este passo a passo com fotos você consegue ver certinho cada etapa da montagem do envelope, não tem erro, olha só:

Como fazer um envelope para carta com papel

Etapas de como fazer o envelope para carta com papel:

Passo 1: Comece cortando o papel em um tamanho quadrado. Dobre todas as pontas do papel para o centro.


Passo 2: Desvire dois lados do papel. Então dobre uma dessas pontas até a linha indicada.

Passo 3: Dobre as duas pontas deste lado, chegando até a linha indicada.

Passo 4: Agora você deve abrir todas as dobras deste lado.

Passo 5: Dobre novamente os dois cantos deste lado.

Passo 6: Leve a ponta deste lado até o centro do envelope e então coloque-a para dentro.


Passo 7: Dobre a ponta de cima do envelope até o centro.

Passo 8: E é isso, o seu envelope está pronto!

Clique aqui e veja também: Como fazer envelopes diferentes de papel

Veja agora outras ideias de passo a passo de como fazer um envelope de papel para você se inspirar:

Como fazer um envelope para carta com papel
Foto por Fabulousity
Como fazer um envelope para carta com papel
Foto por Papelisimo

Atenção na escolha dos papéis

Para fazer um envelope bem caprichado você deve escolher um bom papel, com uma gramatura maior para que o envelope fique mais encorpado e bem feito. Para os documentos oficiais, prefira usar papel na cor branca ou parda. Os papéis coloridos transmitem sensações e dão mais destaque, as cores sóbrias são perfeitas para cartas e convites formais, as cores mais alegres podem ser usadas para momentos mais informais. Ah sim, e claro, você também pode usar os papéis estampados para conferir ainda mais originalidade aos seus envelopes.

Como fazer um envelope para carta com papel
Usar papéis coloridos vai deixar os seus envelopes ainda mais especiais – Foto por @creationrainbowshop

Fazer envelopes pode ser a sua nova mania!

Viu como é fácil você fazer um envelope para carta com papel? Agora é só questão de prática. Quanto mais você praticar melhor ficarão os seus envelopes caseiros. Portanto, não desista e faça vários envelopes! Talvez os primeiros fiquem um pouco tortinhos, mas mesmo assim é legal fazer. É muito prazeroso fazer alguma coisa com as mãos, você pode descobrir que fazer envelopes pode ser um hobby muito interessante! E eles podem ser usados para diversas finalidades, não apenas para enviar cartas. Você pode usá-los para guardar dinheiro, colocando em cada envelope uma quantidade para determinado item que você precisa comprar. Você também pode colocar dinheiro dentro do envelope e presentear alguém que faz aniversário, por exemplo. Como você usa os envelopes? Escreva para gente no final deste post, queremos muito saber!

Como fazer um envelope para carta com papel
Foto por Nea Saya Copenhagen

Vídeos como fazer envelope com papel

Agora nós separamos três vídeos incríveis do Youtube que ensinam como você pode fazer o seu envelope para carta com papel de maneiras muito fáceis. Assista abaixo para você aprender e fazer as suas próprias versões de envelopes de papel.

Como fazer envelope de carta muito simples, vídeo do canal Guia do Artesanato Lucrativo:


Se o vídeo não abrir, clique aqui para você assistir

Como fazer um envelope? Simples, rápido e fácil! Vídeo do canal Dupla em Ação:


Se o vídeo não abrir, clique aqui para você assistir

Como fazer um envelope com sulfite A4, vídeo do canal Habitat 63


Se o vídeo não abrir, clique aqui para você assistir

Agora que você já aprendeu a fazer um envelope para carta de diversas maneiras, que tal você chamar as suas crianças para que juntas vocês criem alguns envelopes bem legais? Você pode inclusive resgatar o hábito de escrever cartas especiais e ensinar para elas como era gostoso escrever e receber cartas de pessoas queridas, da família e dos amigos distantes. Você pode incentivar os seus filhos a escreverem cartas para os avós e tios, por exemplo. Vai ser uma atividade muito gostosa para todos!

Como fazer um envelope para carta com papel
Enviar uma carta para alguém é como enviar carinho – Foto por Pen Pals Writings

E este foi o post de hoje, mas continue acompanhando o blog da Ana Giovanna para ficar por dentro de tudo o que formos publicando por aqui. Você tem alguma sugestão de tema de post? Escreva para nós aqui nos comentários, nós vamos adorar ouvir a sua opinião. Esperamos que tenha gostado deste post repleto de dicas de como fazer um envelope para carta com papel. A gente se vê no próximo post, até lá! 🙂


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.