Tartaruga para imprimir e colorir

Anúncios

As tartarugas são animais que atraem muito as crianças.

Então, aqui você encontra lindos desenhos de tartaruga para imprimir e colorir. 

Mas, que tal adicionar mais informação enquanto a criançada colore os desenhos de tartaruga? Saiba mais sobre as tartarugas e inclusive algumas curiosidades bem legais sobre elas! 

Anúncios

Informações sobre tartarugas 

Tartarugas são répteis e há várias espécies e subtipos: tartarugas de água doce, tartarugas de água salgada, jabutis e cágados. 

Elas se alimentam, em sua maioria, de gramíneas, ervas e algas. Mas, existem espécies que também são carnívoras, daí a importância de saber qual é a espécie de tartaruga. 

Há tartarugas distribuídas por praticamente todos os lugares do planeta. 

O tamanho das tartarugas também depende de qual espécie estamos falando. A maior delas, chamada de tartaruga-de-couro, é uma tartaruga marinha que pode chegar até 700 kg quando adultas. 

Agora, vamos falar sobre algumas curiosidades bastante interessantes sobre tartarugas. Acompanhe! 

Curiosidades sobre tartarugas 

Vamos falar agora sobre algumas curiosidades incríveis sobre as tartarugas. Confira! 

  • As tartarugas não têm dentes; 
  • Algumas espécies de tartarugas marinhas possuem estruturas de queratina, ao redor da mandíbula, que ajudam a processar o alimento; 
  • Não possuem cordas vocais; 
  • Elas não tem orelhas, ou seja, ouvido externo; 
  • Mas as tartarugas têm ouvido interno, ou seja, elas conseguem ouvir; 
  • O casco da tartaruga contêm uma parte da sua coluna vertebral; 
  • A longevidade das tartarugas é incrível, podendo ultrapassar com facilidade os 100 anos em algumas espécies; 
  • No Guinness, o Livro dos Recordes, está anotado o recorde da tartaruga mais velha que se tem notícias, que faleceu com 188 anos; 
  • Suspeitou-se que uma tartaruga que viveu durante muitos anos em um zoológico na Índia tenha chegado a 250 anos; 
  • Existem muitas espécies de tartaruga em extinção pelo mundo. Infelizmente, as tartarugas sofrem muito o impacto da destruição do meio ambiente, causada pelo ser humano. 
VEJA TAMBÉM:  Desenhos de melhores amigas para colorir

As tartarugas na cultura infantil 

Na cultura infantil, as tartarugas também têm seu espaço. O primeiro nome que vem à cabeça quando se pensa em tartaruga é o das Tartarugas Ninja. 

Nesse desenho, há quatro tartarugas batizadas com nomes de famosos pintores do período Renascentista italiano: Leonardo, Raphael, Donatello e Michelângelo. Essas tartarugas se diferenciam,  no desenho, por serem bípedes. 

Quelônio é a tartaruga do programa Quintal da Cultura, da Rede Cultura de televisão. 

E para crianças e adultos, no Brasil, há um projeto muito legal de preservação das tartarugas denominado Projeto Tamar. O Projeto Tamar inciou-se na cidade litorânea de Ubatuba, no litoral paulista, mas já tem sede em outros lugares também, como Pipa, no Rio Grande do Norte, Ponta dos Mangues, no Sergipe e Mangue Seco, na Bahia. 

O próprio nome do projeto é a união do início das duas palavras Tartaruga Marinha e já recebeu vários prêmios na preservação das tartarugas no Brasil.

A tartaruga é um animal incrível que todo mundo deveria amar e preservar. Neste artigo nós trazemos para você diversas opções de tartaruga para imprimir e colorir. Você pode usar estes desenhos para colorir para ensinar as crianças sobre a importância de cuidarmos bem das tartarugas na natureza.

Clique nas imagens para imprimir e colorir.

Você vai gostar também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo

Aguarde …

0