Jogos para colorir

Anúncios

Ao ter desenhos de jogos para colorir, não só a criança pode desenvolver melhor a compreensão de cores e traços finos, como também aproveitar e se divertir com os jogos. 

Por isso, faz parte da educação infantil, participar de jogos, seja com amigos, colegas, adultos e até mesmo, brincando sozinho (a). 

Veja a importância de alguns jogos na educação infantil. 

Anúncios

Jogo de ligar os pontos 

Serve para o desenvolvimento da motricidade fina. No caso de os pontos serem números, ajuda na compreensão matemática de sequências numéricas também. 

Afinal, enquanto a criança liga os pontos e busca os números na sequência, isso vai sendo fixado em seu cérebro. Também ajuda na formação de estratégias, para conseguir terminar o desenho. E no final, aparece um lindo desenho, dando-lhe a recompensa por conseguir finalizar o desafio do jogo.

Jogo da memória 

Várias cartas, cada um em uma posição, viradas para baixo. E em cada carta, um desenho. É preciso formar pares. Esse é o tradicional jogo da memória. 

Nesse jogo, a criança consegue melhorar sua habilidade cognitiva, aprendendo a reconhecer objetos, pessoas, através do posicionamento da carta. 

À medida que o jogo evolui, a criança começa a entender onde estão as cartas para formar os devidos pares. Com isso, há também fixação da atenção, algo importante que as crianças desenvolvam. 

Cruzadinhas 

Você sabia que médicos usam cruzadinhas para ajudar a diagnosticar e tratar a perda de memória? Isso mesmo! Não é à toa que as cruzadas são excelentes maneiras de deixar sempre o cérebro estimulado. E pode ser utilizado desde crianças. 

Essa é uma informação importante porque as cruzadinhas são jogos em que as crianças também devem escrever palavras em determinados espaços. Portanto, podem ser usadas por crianças em fase de alfabetização ou, então, com crianças já plenamente alfabetizadas. 

VEJA TAMBÉM:  Galinha Pintadinha para colorir

Conforme a idade da criança, a cruzadinha pode ser com apenas um desenho, para que ela escreva a palavra, ou complete as letras faltando, ou ainda mais difícil, para crianças mais velhas, com indicações do que deveria ser a palavra. 

As cruzadinhas também podem ser em outro idioma, como em inglês, por exemplo, para ajudar a fixação de palavras. 

E então, qual é o seu jogo favorito? Basta imprimir várias opções e deixá-los escolher. Lembre-se também de fazer com que as crianças aproveitem para experimentar outros jogos para colorir. 

Ou seja, se sempre a mesma criança escolhe um tipo, pode ser porque além de gostar, ela/ele se sinta segura (o) porque sabe como aquele jogo funciona e o que deve fazer. É justamente nessa hora que o (a) educador (a) deverá inserir outro jogo, para desafiar a criança a fazer uma atividade com a qual não está acostumada (o). 

Dessa forma, os desenhos de jogos para colorir podem auxiliar bastante em atividades em sala de aula.

 Os jogos educativos são importantes para ajudar as crianças a se desenvolverem de forma lúdica e divertida. Com estes jogos para colorir elas aprenderão diversas coisas brincando, aproveite então para imprimir agora mesmo. E se quiser, acesse todos os posts da seção desenhos para colorir para ter acesso a mais conteúdos como este.

Clique nas imagens para imprimir e pintar.

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo

Aguarde …

0