Arco-íris para colorir

Anúncios

Toda criança gosta de um desenho de arco-íris para colorir.

Então, enquanto você escolhe os melhores desenhos de arco-íris para colori, que tal aprender mais sobre arco-íris e passar esse conhecimento adiante para a criançada? 

Vamos aprender mais sobre como se forma um arco-íris e muitas curiosidades mais. Confira! 

Anúncios

O que é e como se forma um arco-íris? 

Quando geralmente a gente vê um arco-íris? Geralmente é depois de uma chuva, quando o sol aparece. E é exatamente isso que acontece na formação de um arco-íris. 

De fato, o arco-íris é um fenômeno que ocorre quando há separação da luz solar. E com essa separação, há desvios das gotas de chuva. 

Assim, a luz solar entra nas gostas de chuva sendo desviadas a serem lançadas para fora das gotas de água. 

Mas, quais são as cores que aparecem em um arco-íris? As cores de um arco-íris são sempre essas: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta, nessa ordem. 

É importante citar que os ângulos de um arco-íris são bastante variáveis, visto que dependem da angulação das gotas de chuva.

Portanto, não dá para estabelecer um padrão, justamente porque dependem totalmente das gostas de chuva. 

O tamanho do arco-íris também depende de onde estamos ao observá-lo. Por exemplo, se alguém está no topo de uma montanha, mais próximo do arco-íris, ele parecerá maior do que se estiver em um local plano, mais longe. 

Ou seja, é uma ilusão de ótica que depende de onde estamos para dizer se o arco-íris é grande ou pequeno. 

Posso fazer um arco-íris? 

Muitas crianças perguntam se é possível elas fazerem um arco-íris elas próprias. Claro que não da mesma forma, mas sim, existem experiências que quando feitas adequadamente, levam à formação de um pequeno arco-íris. 

VEJA TAMBÉM:  Desenhos de casa para colorir

Uma das maneiras mais divertidas é pegando uma fonte de água, como uma mangueira de água de jardim, por exemplo.

Na verdade, o objetivo é criar uma névoa de água. Mas, você também precisa que esteja um dia ensolarado, senão a experiência não dá certo. 

Movimentando a mangueira, você terá a formação da névoa. Então, direcione a névoa para que a luz solar adentre as gotículas de água. Assim, você conseguirá ver o arco-íris se formando perto de você. 

Outra forma de conseguir fazer seu próprio arco-íris é pegando um jarro de vidro, transparente e enchendo-o com água. Não derrube nenhuma gota de água para fora. 

Então, pegue um espelho e posicione dentro da jarra a 45º. Posicione essa formação embaixo de uma fonte de luz direta (como uma luminária móvel, no topo) ou mesmo sob o sol. Dessa forma, observe a luz sendo refratada e o arco-íris se formando embaixo. 

E então, gostou das experiências? Aproveite os desenhos de arco-íris para colorir e introduza mais informação para a criançada! 

Os desenhos de arco-íris são lindos e muito legais para as crianças pintarem bem colorido.

Neste artigo você encontrará diversos desenhos para colorir de arco-íris que poderão ser utilizados em várias atividades da educação infantil, inclusive para ensinar sobre as cores ou porque o arco-íris aparece no céu.

1 2Próxima página

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo

Aguarde …

0